FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Bento (2013, p. 75) nos coloca uma série de perguntas: “Porque será que tantos milhões de pessoas se dirigem cada vez mais para os cenários formais e informais das práticas desportivas? Porque razão é que ginásios, piscinas, estúdios de condição física e de ginástica aeróbica, assim como os locais mais aprazíveis e menos poluídos das nossas cidades são diariamente invadidos por jovens, adultos e idosos, por homens e mulheres, por indivíduos portadores de menores ou maiores deficiências e anormalidades?”

A partir destas inquietações do autor e de seus argumentos desenvolvidos no capítulo oito, podemos afirmar que:

I – O aparecimento do esporte moderno é que possibilitou o ser humano a se conhecer melhor, pois a competição exacerbada nos auxilia a melhorar nossa relação com os adversários e superar dificuldades.

II – O esporte (ou desporto) é um dos principais fenômenos sociais da sociedade moderna, afetando pessoas de todas as idades, de todos os graus de instrução, das mais variadas concepções intelectuais e das mais variadas condições socioeconômicas.

III – O conhecimento e a prática do esporte (ou desporto) podem permitir, dentre outras coisas, uma vivência de melhor qualidade, estando presentes elegância, gestos de civilidade, aprendizado de valores e a explicitação do sentido de trabalho em equipe.

IV – O esporte (ou desporto) é um fenômeno antropológico presente em toda a história do desenvolvimento humano, auxiliando o homem a descobrir a importância e a vivência de sua característica relacional com outros seres.

Pelos argumentos desenvolvidos, é correto o que se afirma em:


I, III e IV


II, III e IV.


I e III apenas.


I, II e IV


II e IV apenas.

Quanto se propõe o estudo e a vivência da corporeidade em sala de aula, o assunto no primeiro momento é totalmente desconhecido, por muitos professores e pelos alunos. Isto provavelmente se deve a:

I – O entendimento de corpo pelos professores, era de um estrato objeto, podendo ser manipulado e não necessitando de aulas teóricas para a explicação da matéria.

II – O corpo objeto, presente em aula, tanto na Educação Física quanto nas demais disciplinas escolares, representava para a manutenção do poder, uma educação de corpos dóceis.

III – A estrutura curricular da escola baseava-se numa trilha cognitiva, presentes nas chamadas disciplinas das áreas básicas, e outra trilha de menor valor para o trato dos movimentos corporais visando cumprimento de ordens.

IV – Disciplina Educação Física na Escola, durante muito tempo, não trabalhava conteúdos sobre o corpo, fixando aulas apenas nas práticas de atividades físicas repetitivas.

A partir dos argumentos apresentados, é correto o que se afirma em:


II e III apenas


I, II e III apenas


I, II, III e IV.


II, III e IV apenas


I, III e IV apenas

A partir das construções dos grandes locais de competições (estádios, arenas...), foi detectado um elevado grau de corrupção o que onerou cofres públicos por todo país. A partir desta constatação podemos dizer:


Criar uma política de esportes para o Brasil significa investir no esporte de alto rendimento, em especial na modalidade futebol, deixando as demais modalidades esportivas a cargo da iniciativa privada.


A corrupção governamental no Brasil está ligada exclusivamente aos investimentos esportivos e se pararmos de investir neste setor teremos a solução dos problemas financeiros do país.


Antes dos eventos esportivos ocorridos nos últimos anos em nosso país, as condições de saúde e educação estavam resolvidas, tendo isto piorado com os investimentos em esporte.


Praticar esportes deve ser um direito apenas daqueles que são mais aptos e têm um desenvolvimento motor mais refinado, diminuindo assim os gastos com o esporte em nosso país.


Há que se estabelecer uma política de investimentos no esporte no Brasil que respeite, dentre outros pontos:  a amplitude do território nacional; as tradições regionais; os valores culturais das modalidades esportivas; o planejamento para os gastos em equilíbrio com os orçamentos governamentais da federação, de estados e municípios; o sentido da participação da iniciativa privada para a manutenção do alto rendimento.

A proposta da Ciência da Motricidade Humana, elaborada inicialmente por Manuel Sérgio, foi resultante de sua tese de doutorado, tendo uma grande repercussão no Brasil a partir do final da década de oitenta do século passado. Temos nessa proposta, como pontos primordiais, os seguintes elementos:

I – O entendimento de que esta ciência estuda o ser humano que se movimenta na direção da autossuperação, utilizando para isto os elementos históricos da Educação Física (jogos, esportes, movimentos ginásticos).

II – A execução de exercícios tem que ser consciente, não podendo ser apenas mero ato mecânico de cumprimento de ordens vindas de um instrutor.

III – A abrangência da participação das pessoas na Ciência da Motricidade Humana enquanto realização de exercícios sistematizados deve ser ampla, não estando apenas atrelada ao alto rendimento oferecido para atletas de grande performance.

IV – Fazem parte da composição da Ciência da Motricidade Humana os estudos e pesquisas em esportes, ginásticas e danças, entre outros, além da preocupação com o trabalho de recuperação.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


I e IV apenas.


II e III apenas.


I e II apenas.


III e IV apenas.


I, II, III e IV.

É no século XIX que encontramos um novo momento significativo do fenômeno esportivo, com o aparecimento dos Jogos Olímpicos da era moderna, capitaneado por Pierre de Coubertin. Neste momento podemos dizer que:

I – Coubertin insiste na presença, no olimpismo moderno, do sentido de cultuar valores altamente significativos para a sociedade moderna, como atitudes éticas, competição dentro das regras estabelecidas e respeito aos adversários.

II – Procura-se restaurar o sentido do esporte vivenciado no domínio romano, com ênfase em qualificar cada vez mais atletas para alcançar recordes.

III – Surge a busca de um sentido de esporte que mescla o ideário grego clássico e o espetáculo característico dos combates romanos.

IV – A ideia de Coubertin não consegue progredir por causa do profissionalismo já presente no esporte da época.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


II e III apenas


 I apenas


II apenas


I e II apenas


I, II e IV apenas

 

Em trabalho publicado por Jennings, no qual relata os graves problemas encontrados na FIFA e que demandam preocupação para todos os amantes do futebol, encontramos:

I – Deficiência, quer do aparato legal da entidade para defender seus dirigentes, quanto de falta de condições de estrutura física de seu prédio sede que é simples demais para atender ao mundo do futebol.

II – Grande esquema de corrupção já implantado na entidade, como por exemplo, quando da escolha do país sede para as Copas do Mundo.

III – A falta de transparência na apresentação de suas contas, em especial no que tange a remuneração paga aos seus funcionários.

IV – A insistência em não renovar seus mandatários e em não adequar e atualizar as regras de futebol para os dias de hoje.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


I, III e IV apenas


III e IV apenas


II e III apenas


I e II apenas


II, III e IV apenas

No Brasil, o Método Desportivo Generalizado entra com força pela presença do Prof. Listello, em especial a partir da década de cinquenta do século passado. Os argumentos apontados em nosso livro revelam que essa proposta foi importante porque:
I – É correto afirmar que tanto os métodos ginásticos como os desportivos são resultantes das propostas idealizadas por Listello.
II – O método Desportivo Generalizado efetivou a permanência do regime militar instaurado no país a partir dos anos sessenta.
III – Adentra com força no ambiente escolar, propiciando prazer aos alunos pela prática de esportes.
IV – Favorece a modificação do quadro da Educação Física escolar, até então calcada nos métodos ginásticos.

A partir dessas considerações, é correto o que se afirma em:


II e IV apenas


I e II apenas


III e IV apenas


I e III apenas


II e III apenas

Os romanos sempre demostraram sua ação de natureza político social e suas aspirações estavam sempre voltadas para a conquista do mundo. Precisamente, no que concerne à Educação Física, analise as assertivas descritas a seguir a assinale a correta:


Para os romanos a Educação Física deve ser assunto dos meios intelectuais, numa tentativa de reintegração do físico e do estético às preocupações educacionais.


Em Roma, os exercícios físicos eram praticados visando a formação integral dos indivíduos.


O período do domínio romano foi rico em tratados pedagógicos voltados para a educação cortesã.


A ginástica perdeu o sentido do belo, prestando-se apenas para formar um protótipo de virilidade.


Os exercícios físicos tinham um caráter natural e praticados num total estado de nudez.

O desporto (ou esporte) na visão de Jorge Bento, tem um papel fundamental na sociedade moderna e de grande abrangência. Esse autor chega a essa conclusão quando identifica:

I – A motivação que o ser humano tem em praticar o esporte, inclusive levando-o ao desconforto de grande dispêndio de energias e a se sujeitar a desconfortos.

II – A quantidade de pessoas que se dirigem aos locais de práticas esportivas, quer no sentido do esporte competitivo quanto no sentido do esporte participativo.

III – Que a Educação Física, ao longo do tempo, desenvolveu o seu conteúdo de esporte com muita qualidade e competência.

IV – Que a prática esportiva pode ser alcançada por crianças, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos, bem como por pessoas com deficiências.

Pelos argumentos desenvolvidos, é correto o que se afirma em:


III e IV apenas


I, II, III e IV.


I, II e III apenas


II e III apenas


I, II e IV apenas

Trabalhar a corporeidade do aluno em sala de aula, através de Educação Física é, num primeiro momento algo de grande dificuldade por se tratar de uma experiência complexa. Mesmo assim os Professores dessa disciplina devem:

I – Pesquisar sobre o assunto, notadamente em artigos e capítulos de livros escritos por colegas da Educação Física, entendendo o que significa essa educação de corpo inteiro.

II – Saber que os conceitos de corpo máquina estão atrelados à uma ideologia que busca a formatação do educando para a obediência apenas, e não para a autonomia ou a vivência da cidadania.

III -  “Malhar” em academias, sem conhecer o sentido da realização dos exercícios e buscar uma estética padronizada pelos meios de comunicação, auxiliam no entendimento de corporeidade.

IV – Compreender que a Educação Física Escolar não pode estar atrelada apenas ao sentido de utilidade do movimento corporal, respeitando a sensibilidade, a beleza dos valores e perspectiva das mais variadas interpretações estéticas, pois assim a corporeidade entrará na escola.

A partir dos argumentos apresentados, é correto o que se afirma em:


I, II e III apenas


I e IV apenas


III e IV apenas


I, II e IV apenas


II e III apenas

Páginas: 123456